Constituição, Estatutos, Objectivos, Associados, Sede

 

          A “APLOP – Associação dos Portos de Língua Portuguesa”, é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que se rege pelos Estatutos, pelos regulamentos internos aprovados em Assembleia-Geral e pelos regimes jurídicos aplicáveis às Associações dos Países da CPLP nos quais se localizam ou venham a localizar-se a Sede, Delegações ou Filiais onde se pratique qualquer ato jurídico em nome da Associação.

                A Associação tem a sua sede em Lisboa, nas instalações da APP- Associação de Portos de Portugal.
Constituída por tempo indeterminado, tem por objecto assegurar a defesa e a promoção dos interesses dos seus associados e contribuir para o desenvolvimento e modernização dos seus portos.

Depoimento de Alex Oliva, Presidente da APLOP

 

            Assumi as funções de Presidente da APLOP, em decorrência da assumpção da liderança da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH).
           Como Presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), que administra o Porto de Santos, o maior da América Latina, acompanho o pulsar de várias associações do sector, tanto as do meu país como de outros cantos do mundo.

              Com base nessa experiência, nesses contactos, estou em condições de considerar a Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa como um projecto sui-generis, fundamentalmente por ter conseguido congregar administrações portuárias e empresas de vários continentes.
           Tendo a língua portuguesa como cimento a unir-nos, é de ressaltar o dinamismo da APLOP, assim como a perseverança dos seus líderes e associados ao longo dos quase sete anos que leva de vida.

Engº Jose Alex Botêlho de Oliva, M.Sc.
Presidente da APLOP

Visite o site: http://www.aplop.org

© 2018 by ABEPH.